Notícias

UEM do Paraná é destaque em ranking mundial de universidades

A Universidade Estadual de Maringá ocupa posição de destaque no Webometrics Ranking Web of World Universities, elaborado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) da Espanha, com base em dados como a visibilidade das instituições na internet e o número de citações bibliográficas no Google Scholar. A UEM é a primeira entre as universidades estaduais do Paraná, a 18ª entre as instituições brasileiras e a 40ª entre as da América Latina.

O ranking da América Latina é liderado pelas universidades brasileiras. Entre as dez primeiras colocadas, sete são do Brasil. A primeira é a Universidade de São Paulo; a terceira, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e a quarta, a Universidade de Campinas, que, no ranking mundial, ocupam respectivamente a 43ª, a 150ª e a 158ª colocação.

Desde 2004, o ranking é divulgado duas vezes por ano e cobre 20 mil instituições de ensino superior no mundo. O relatório leva em conta o desempenho global e a visibilidade das instituições na web, incluindo indicadores de pesquisa e qualidade de estudantes e professores, compromisso com o ensino, os resultados das pesquisas e suas relações com outros setores da sociedade.

Estatísticas relacionadas ao número de visitantes em páginas da internet pertencentes a universidades também são consideradas. Outro aspecto é o número de publicações em citações bibliográficas dentro do banco de dados Google Scholar, que tem cobertura dos repositórios institucionais das universidades em todo o mundo. Outras informações no site www.webometrics.info

Fonte: SETI-PR

Próximos Eventos