Notícias

Toshiba instalará usina solar de 100MW solar em Fukushima

Empresas japonesas apostam em fontes alternativas depois do desastre nuclear

A gigante Toshiba deve instalar 100 MW em sistemas fotovoltaicos na região de Fukushima, no Japão, devastada por um terremoto seguido de tsunami no ano passado. O projeto faz parte uma recente leva de empreitadas ligadas à geração solar e eólica que têm sido anunciados no país depois que o desastre causou explosões e vazamento de radiação na central nuclear de Fukushima.

Segundo analistas locais, essas grandes companhias japonesas estariam de olho nos US$ 9,6 bilhões dólares em investimentos esperados para setor renovável, com a promessa do governo de pagar tarifas feen-in incentivadas a esses projetos. Kyocera, Panasonic e Sharp estariam na fila pelas oportunidades de negócio.

Em processo de desativação gradativa de seus reatores nucleares, o Japão instalou 1,3 GW em geração solar no último ano –  e a intenção é que essa capacidade salte para 4,7 GW em 2012. Hoje, a fontes renováveis representam apenas 1% da matriz energética japonesa.

Nesse cenário, empresas chinesas como a Yngli Solar e a Suntech dão andamento aos planos de conquistar uma fatia o mercado japonês.

Fonte: Jornal da Energia

Próximos Eventos