+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

TICs estão entre as novas áreas de cooperação entre Brasil e EUA

Tecnologias da informação e comunicações (TICs) nanotecnologia, biomedicina e ciências da vida são as novas áreas de interesse na cooperação bilateral entre Brasil e Estados Unidos. Os dois países discutiram os novos segmentos de colaboração durante a 3ª Reunião da Comissão Mista Brasil-EUA sobre Cooperação em Ciência e Tecnologia realizada nesta segunda e terça-feira, 12 e 13, entre representantes das comunidades científica e acadêmica e empresários no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o conselheiro científico da Casa Branca, John Holdren, apresentaram o resultado do encontro, que servirá de subsídio para a visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA, prevista para 9 de abril.

De acordo com Raupp, há grande esperança em aumentar a cooperação com os norte-americanos, como foi manifestado na reunião e a partir da visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Brasil, em março do ano passado, quando surgiu a ideia de implantação do Programa Ciência sem Fronteiras. “Mostra que essa cooperação está sempre presente em decisões de programas importantes”, disse o ministro do MCTI.

O governo brasileiro pretende oferecer 20 mil bolsas para os Estados Unidos ao longo dos próximos quatro anos. Para Holdren, um dos maiores focos da cooperação é exatamente o intercâmbio na área científica e acadêmica. Ele comunicou que o governo americano planeja enviar 100 mil estudantes para a América Latina.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos