Notícias

TI no Brasil crescerá 13% em 2011, diz IDC

O Brasil é hoje o 8º maior mercado de TI do mundo, com mais de 37 bilhões de dólares e deve crescer, até o final deste ano, cerca de 13%, atingindo a cifra de mais de 42 bilhões de dólares, segundo um estudo feito pela IDC.

O mercado mundial de TI deve encerrar o ano de 2011 com mais de 1 trilhão de dólares, um crescimento de 7,5% em relação a 2010.

Além do Brasil, outros países devem crescer em um curto período, especialmente Rússia, Índia e China. Os estudos do IDC mostram que a China pode registrar um aumento de aproximadamente 21% no segmento de TI em 2011, seguida pela Rússia, que deve crescer 20% no período. Já a Índia apresentará um desenvolvimento de aproximadamente 11% no setor.

A estimativa da IDC é de que o mercado de infraestrutura mundial cresça 2,7% em 2011 em comparação ao ano anterior.

A análise considerou os mercados de serviços de implementação, suporte e gerenciamento de operações, softwares de infraestrutura, servidores, storage e equipamentos de rede. O Brasil detém 1,9% do cenário mundial de infraestrutura e deve crescer 7% neste ano, alcançando 13.5 bilhões de dólares.

A principal mudança no cenário de infraestrutura está relacionada à chamada “terceira onda de tecnologia”, influenciada especialmente pela mobilidade. Estudos da IDC mostram que em 2015 o Brasil venderá mais smartphones do que telefones convencionais.

Além disso, a mobilidade também impulsiona o mercado de cloud computing e a consumerização. De acordo com os dados da IDC, 74% das empresas fornecem aos funcionários o acesso remoto a uma ou mais aplicações corporativas por meio da internet.

Os dados indicam que em 2020 o mundo terá 2,6 bilhão de telefones móveis e 25 bilhões de dispositivos que facilitarão o dia a dia das pessoas. De acordo com a IDC, dentro de cinco anos, os smartphones serão responsáveis por 50 bilhões de dólares e os tablets por 12.7 bilhões de dólares.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos