Notícias

Telebras retoma processo para atender 56 municípios na região Norte

A Telebras vai construir 56 estações de telecomunicação para levar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) à região Norte. Serão implantadas 24 estações de telecomunicação no Pará, oito no Mato Grosso, 11 em Rondônia, três no Acre, duas no Amapá, sete no Amazonas e uma em Roraima. O trajeto Rede Norte contempla também municípios da região Centro-Oeste, como é o caso do estado de Mato Grosso. Já em Tocantis, as obras de infraestrutura de 11 estações de telecomunicações foram concluídas em 2011.

O primeiro edital para a realização de obras de infraestrutura no estado do Amapá foi publicado nesta quarta-feira, 21, e outros seis editais contemplando as demais 13 microrregiões da Rede Norte serão publicados na próxima quinta, 22, no site da companhia.

O presidente da estatal, Caio Bonilha, que participou de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) do Senado, explicou que essas contratações são a retomada do processo de instalação da Rede Norte interrompido no ano passado por suspeitas de irregularidades encontradas pelo TCU. Bonilha disse que existe dificuldade em cumprir os preços estipulados pelo TCU especialmente em trasporte e logística na região Norte.

Serão ao todo sete licitações de obras de infraestrutura, na modalidade de concorrência, e as empresas interessadas em participar terão entre 40 e 60 dias para encaminhar as suas propostas, de acordo com os prazos definidos em cada edital.

Também estão sendo finalizados os editais para a contratação de containers e gabinetes que compõe as estações de telecomunicações da Telebras. Estes locais abrigam equipamentos, como é o caso do DWDM (Dense Wavelengh Division Multiplexing) para iluminação das fibras óticas, equipamentos da rede IP, entre outros.

O Ministério das Comunicações repassou no fim do ano passado à Telebras R$ 61,7 milhões que sobraram do seu orçamento. “Ano passado fizemos esse repasse à Telebras para ser usado especificamente no Norte”, disse o secretário executivo do Minicom, César Alvarez.

Fonte: Teletime

Próximos Eventos