Destaques

Telebras monta infraestrutura emergencial de banda larga satelital em Brumadinho

A Telebras montou um esquema emergencial para a oferta de infraestrutura de banda larga satelital em Brumadinho, atingida por um desastre ambiental com o rompimento de uma barragem da Vale. A estatal instalou dois terminais de alta capacidade e qualidade para comunicação via satélite, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), para prestar serviço ao posto de comando para atendimento às vítimas, já sendo utilizado pela Defesa Civil, localizada na Faculdade Asa, em Brumadinho (MG).

A medida visa ampliar as condições de acesso a serviços de comunicação pelo Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil que estão atuando no monitoramento, resgate e salvamento de vítimas na região. Desde sábado, 26, duas antenas já haviam sido ativadas no centro de operações de salvamento, localizado próximo à Igreja Nossa Senhora das Dores, que fica a menos de um quilômetro do local do acidente. A internet de alta velocidade está sendo disponibilizada pela Telebras de forma gratuita, por meio da tecnologia WiFi.

Ao todo, já somam quatro os enlaces dedicados de 20 Mbps cada de download disponíveis para comunicações emergenciais via banda Ka do SGDC na região de Brumadinho, sem depender da infraestrutura terrestre, que pode ter sido afetada pelo desastre: Defesa Civil Nacional, Posto de Comando Central, Posto de Comando Avançado em Casa Branca e Sala de Situação do Alto Comando da Polícia Militar de Minas Gerais (todos os pontos com tecnologia WiFi para acesso a internet de alta velocidade e Voz sobre IP).

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos