Notícias

Suíça adere ao Ciência sem Fronteiras

O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), da Suíça, é o novo parceiro do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Na última semana, o secretário executivo do ministério, Luiz Antonio Elias, se reuniu com a delegação suíça para assinar o termo do acordo e tratar da ampliação da cooperação bilateral.

De acordo com Elias, o CsF continuará em expansão. “Pretendemos estreitar cada vez mais a cooperação no Ciência sem Fronteiras, não só no campo da formação de pessoas ou recursos humanos” , ressaltou Elias. “O programa espalha-se e tem uma dimensão maior ao permitir o intercâmbio entre pesquisadores de empresas, tanto na questão intelectual, acadêmica, científica, quanto na área do empreendedorismo, e pode cumprir um papel decisivo na relação bilateral entre os países.”

Existem iniciativas em andamento por meio do apoio a projetos de pesquisa conjuntos, sendo que o CNPq mantém 20 bolsistas no país europeu. A partir do novo memorando, o Programa Ciência sem Fronteiras pretende fomentar o intercâmbio acadêmico, promover cooperações científicas de projetos de pesquisas conjuntos e possibilitar a chegada de pesquisadores ao Brasil, a fim de estabelecer grupos de pesquisa no país.

Fonte: Agência Gestão CT&I

Próximos Eventos