+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Sistema contra desastres é prioridade, diz Ministro da Ciência e Tecnologia

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante (PT), reafirmou hoje, em Porto Alegre, que o Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais é prioridade do atual governo e deve estar funcionando no próximo verão nos municípios que tiverem seus levantamentos de áreas de risco prontos.

Em breve descrição do projeto, após participar do lançamento do Programa RS Tecnópole, no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, Mercadante confirmou que o sistema terá sede em Cachoeira Paulista (SP), onde também está localizado o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O projeto prevê a integração de todos os radares de diferentes instituições, ao mesmo tempo em que os municípios levantam suas áreas de risco e a Defesa Civil prepara ações de retirada de pessoas diante da perspectiva de desastres climáticos.

“Nossa competência será disparar o alarme para que a sociedade se mobilize”, afirmou Mercadante. “Um outro trabalho é da Defesa Civil nacional, estadual e municipal”, prosseguiu. “É preciso saber para onde as pessoas vão e prepará-las para elas saberem que tipo de atuação tem que ter na área de risco e a Defesa Civil para socorrer as ocorrências”.

Mercadante também disse que o centro terá geógrafos, hidrólogos, especialistas em desastres naturais e meteorologistas trabalhando de forma integrada 24 horas por dia durante todos os dias do ano.

Fonte: Agência Estado

Compartilhe:

    Próximos Eventos