+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Serpro vai comprar ferramenta para identificar fraudes na biometria facial

de identificar tentativas de fraudes com fotos ou vídeos. 

“A solução deve ainda identificar (gerando os logs correspondentes) tentativas de fraude, de modo a apoiar a aplicação de regras de segurança para o tratamento deste tipo de ocorrência. Deverá adotar tecnologia que assegure que a biometria foi capturada de um ser humano, impedindo a utilização de fotografias estáticas, máscaras, vídeos, etc., ou qualquer método que permita o uso de informação sem confirmação da vivacidade no momento da captura da informação biométrica.”

Também de acordo com o termo de referencia, “a solução deve fazer a detecção de vivacidade sem necessidade de ação do usuário (ex. piscar os olhos ou mover o rosto) para evitar a validação através do uso de fotos ou vídeos (passiva)” e também “deve ser compatível com câmeras de Smartphones (iOS e Android) e Web (Chrome, Firefox e IE)”.

A ferramenta de identificação biométrica do Serpro já é usada como meio de acesso a serviços governamentais pela internet, no portal Gov.br. E passou a ser usada também pelo INSS para fazer a prova de vida anual de beneficiários, com meta inicial de usar a solução digital para verificar 3 milhões de pessoas ainda neste 2020.

Conforme o aviso do Serpro, as considerações, críticas e sugestões deverão ser enviados para o e-mail cpliveness@serpro.gov.br até 9/9.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos