Destaques

Serpro reabre consulta para comprar solução de inteligência artificial

O Serpro reabriu uma tomada de subsídios relacionada a intenção de compra de uma suíte de ferramentas que permitam à estatal construir soluções que utilizem inteligência artificial. Inicialmente discutido entre fevereiro e março, o tema volta a receber sugestões até 12/8. 

“A Consulta Pública tem com objetivo validar junto ao mercado os requisitos necessários para contratação de um produto para construção de soluções de inteligência artificial por meio de automated machine learning (AutoML), que possibilitem ao Serpro construir soluções de IA com alta produtividade e em larga escala, além disso, ofertar para seus clientes uma plataforma tecnológica que possibilite aos seus especialistas a criação de suas próprias soluções”, diz a proposta.

O Serpro explica AutoML como “o processo de automatizar de ponta a ponta a aplicação de aprendizado de máquina a problemas do mundo real. Em uma aplicação típica de aprendizado de máquina, são aplicados métodos e funcionalidades apropriados de pré-processamento de dados, engenharia, extração e seleção que tornam o conjunto de dados passível de aprendizado de máquina. Essas etapas de pré-processamento dos dados, seleção de algoritmos e otimização dos hiperparâmetros visam maximizar o desempenho preditivo do modelo final de aprendizado de máquina.”

Segundo já indicara o Serpro, o objetivo é usar IA “com alta produtividade e em larga escala”, em demanda inicial para a Receita Federal, mas com planos de oferecer produtos também ao mercado em geral – como a criação de um sistema de reconhecimento facial para o aplicativo 99 Taxi.

Os questionamentos e sugestões deverão ser enviados para os e-mails: gustavo.rocha@serpro.gov.br, carlos-rodrigo.lima@serpro.gov.br, jones.tesser@serpro.gov.br, leandro.silva@serpro.gov.br.

Fonte: Convergência Digital

 

Próximos Eventos