+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Semana Estadual de ciência impulsiona indústria criativa no ES

Um evento experimenta mesclar várias atrações em torno da Ciência e Inovação e despertar no público maior interesse pelo conhecimento. É a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que em sua 8ª edição se articula com diversas secretarias, instituições públicas e privadas para oferecer para o público uma vivência científica marcante. O período de visitação será de 19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções de Vitória. Simultaneamente acontece no evento, o 15º Salão do Inventor Brasileiro, a 6ª Mostra de Ciência e Inovação, a 4ª Mostra Inova Findes, o 4º Circuito Metropolitano de Popularização da Ciência e o 6º Seminário dos Técnicos Industriais do Espírito Santo.

Antes das visitações, acontecem as solenidades nos dias 17, às 9h, no Palácio Anchieta, e no dia 18, as 19h, na Assembleia Legislativa, onde as autoridades do setor se posicionarão sobre a política estadual de popularização da ciência e desenvolvimento tecnológico.

Algumas participações no evento são inéditas. Merecem destaques a Oficina de Música Livre, que será desenvolvida pela Faculdade de Música do Espírito Santo, que é um espaço projetado para a iniciação e percepção musical, inclusive com gravação de CDs e a exposição do Museu do Corpo Humano, da Ufes. Outro destaque inédito é o Festival 100 Segundos de Ciência, produzido por capixabas junto à Mostra Internacional Ver Ciência na TV e a participação do Unicef em um mini curso para os professores dos 29 municípios do semiárido capixaba sobre Adolescência e Direitos Humanos. Luciana Phebo, representante do Unicef para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, afirma que o objetivo do mini curso é capacitar os professores dessa região para a promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis. “Priorizamos uma região menos favorecida e também queremos ouvir as histórias que os educadores têm a nos contar sobre esta realidade”, frisa Luciana.

Dentre as atrações de cada atividade, destacam-se a palestra “Inovar e Investir” do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), promovida pelo Inova Findes e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a palestra “Desastres Ambientais – Lições e Soluções” com o palestrante Alberto Sayão, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes). Além das palestras, merece visibilidade o desfile de formatura do Profic Mulher, dia 20 de outubro. O desfile é uma realização da primeira turma do Programa de Formação Inicial e Continuada para mulheres de Terra Vermelha e será apresentado como trabalho de conclusão de curso dessas mulheres. A aluna desta primeira turma, Jussara Jacinto, conta como o curso mudou a sua vida. “A minha família sempre costurou e essa porta que se abriu me deu oportunidade de aprender muito sobre costura e agora pretendo montar o meu próprio negócio”, conta emocionada. “Quem tiver essa oportunidade, agarre com muita vontade”, aconselha Jussara. O curso é desenvolvido pela Sect com apoio do Ifes e Sistema Findes dentro da estratégia de redução de criminalidade do Programa Estado Presente.

Segundo Alberto Gavini, coordenador do evento, a Semana Estadual está se tornando referência nacional pela sua capacidade de articulação com a cultura e o as indústrias criativas. “Envolvemos profissionais da música, cinema, designers, desfile de moda, rádio e outros com cientistas, professores e alunos. O resultado disso será muito interessante”, afirmou.

A programação foi elaborada pensando em todas as faixas etárias. Estudantes de ensino fundamental, por exemplo, poderão participar de oficinas realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Vitória, realizando maquetes e experiências relacionadas ao tema da Semana. O Secretário de Ciência e Tecnologia, Jadir Péla, ressalta que a Semana é o maior evento para a popularização da Ciência e Tecnologia no Estado. “Nesta edição incluímos algumas inovações e esperamos que com a participação ativa de famílias, do meio acadêmico, de gestores públicos, do setor produtivo e de estudantes, possamos difundir conhecimento e debater mecanismos de enfretamento aos grandes problemas relacionados ao meio ambiente, popularizando o conhecimento científico no Estado”, afirma.

Outra novidade na programação é a biblioteca do projeto Livro Livre, onde os visitantes poderão levar livros para casa com o único compromisso de deixá-lo livre em algum lugar público para que outros também possam ter acesso. Todos os livros da biblioteca terão um selo explicativo de identificação do projeto. A ideia é que depois de lido, o livro seja libertado em algum lugar público de fácil acesso como na padaria, em praças, na escola para que outro leitor também possa desfrutar da boa leitura.

Para quem curte interatividade, encontrará na Semana jogos em 3D e a Simultânea de xadrez, com o eneacampeão capixaba de xadrez, Jorge Bittencourt. Quebrando o recorde brasileiro de simultânea xadrez, o enxadrista irá enfrentar 150 jogadores de várias cidades do Estado e também jogadores online de Goiânia, Brasília, São Paulo, Curitiba e Salvador ao mesmo tempo.

A programação completa está no site da semana em www.semanaestadualct.es.gov.br

Fonte: SECT-ES

Próximos Eventos