+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Secretário do RS cumpre agenda no Vale do Rio dos Sinos

O secretário Cleber Cristiano Prodanov, da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, cumpriu uma extensa agenda nesta sexta-feira (11/2) na região do Vale do Rio dos Sinos, para falar sobre as diretrizes de sua pasta nos próximos quatro anos, assim como manifestar apoio a programas regionais referentes à ciência e tecnologia.  Prodanov estava acompanhado do diretor Administrativo da SCIT, Gilmar Valadares.

Pela manhã, ele foi recebido no gabinete do prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, onde pelo menos três assuntos foram motivo de atenção durante o encontro: o programa Um Computador por Aluno (UCA), que está sendo desenvolvido no município, a implantação da Hamburgtech em Hamburgo Velho e um novo condomínio de desenvolvimento de empresas com alto perfil criativo e tecnológico para a região.

Em seguida, Prodanov reuniu-se com o prefeito Ary Vanazzi de São Leopoldo, também para debater assuntos referentes a parcerias e apoio para execução de projetos locais.

Ainda no fnal da manhã, o secretário teve uma agenda com o presidente da Fenac, Elivir Desian, e com Paulo Raul Hanauer, assessor de diretoria, para falar sobre as tratativas a respeito da Mostratec e do Salão de Inovação, que acontece no segundo semestre.

Visita aos reitores

O secretário visitou também o reitor da Unisinos, Pe Marcelo Fernandes de Aquino e o pró-reitor acadêmico, Pedro Gilberto Gomes. O encontro foi realizado com o propósito de apresentar à universidade as diretrizes da secretaria para os próximos anos.

“Os projetos tecnológicos têm impulsionado o Estado e precisamos criar estratégias públicas que priorizem o cluster que está se desenvolvendo na região metropolitana. Queremos contar com o apoio das universidades, e aqui fica o nosso convite à Unisinos para integrar a equipe que irá desenhar os alicerces desse polo de tecnologia”, destacou Prodanov. O reitor afirmou que a universidade está à disposição do governo: “Somos parceiros no que for preciso. Acreditamos que a tecnologia, a pesquisa e a inovação são a chave para o sucesso de qualquer estado”.

À tarde, o secretário reuniu-se com o reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando da Cunha. Entre os assuntos tratados com o reitor está a criação de um grande programa de inovação em apoio aos parques tecnológicos do Estado, o RS Tecnópoles. Por fim, foi discutida a criação de um polo metropolitano de tecnologia, que envolverá os poderes públicos municipais, estadual e federal, as universidades e as empresas. “O objetivo é iluminar o Rio Grande do Sul a fim de que possa ser reconhecido como o Estado da inovação, da tecnologia e da ciência”, afirmou Prodanov.

Para o reitor Ramon Fernando da Cunha, o encontro serviu para discutir as expectativas da participação da universidades no projeto da secretaria. “As universidades comunitárias e a nossa região ganham muito por ter um secretário em uma área estratégica do governo”, afirmou. Segundo Cunha, a indicação de um dos pró-reitores da Feevale para ser secretário de Estado foi um reconhecimento também à Instituição.

Fonte: Portal SCT-RS de 15/02/2011

Compartilhe:

    Próximos Eventos