Notícias

Secretário do MCT e empresários discutem incentivos à inovação

O ministro em exercício do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Elias, participa nesta sexta-feira (8) da reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. No encontro, dirigentes de 24 grandes empresas discutirão propostas para o incentivo à inovação.

Participam da reunião o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade; o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; e a secretária de Desenvolvimento da Produção, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloísa Menezes.

As propostas que serão avaliadas tratam da ampliação dos incentivos fiscais para o desenvolvimento de produtos e processos, da atração de centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e aperfeiçoamento dos instrumentos de apoio à etapa pré-competitiva. Essa fase, considerada uma das mais caras e arriscadas do processo de inovação, corresponde ao período em que o produto novo sai do laboratório para ganhar escala de mercado.

Entre os empresários que participarão do encontro da MEI estão os presidentes  do  Grupo  Ultra,  Pedro  Wongtschowski; da Aché, José Ricardo Mendes da Silva; da Braskem, Carlos Fadigas; da Embraer, Frederico Curado; da  General  Electric  do  Brasil,  João Geraldo Ferreira; e da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini.

O evento também contará com a presença dos presidentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges; do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Jorge Ávila; e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto. A MEI é uma iniciativa da CNI que pretende dobrar, em quatro anos, o número de empresas inovadoras no Brasil.

Fonte: Portal MCT

Próximos Eventos