Notícias

Secretário do Amapá discute projeto de biodiesel

O secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Antônio Cláudio Almeida de Carvalho, e a reitora da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Maria Lúcia Teixeira Borges visitaram, na última sexta-feira, 28 de janeiro, as futuras instalações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O projeto de autoria da Setec será executado em parceria com a Ueap, tendo como mantenedora a Escola Família Agrícola de São Joaquim do Pacuí.

A principal missão da equipe foi discutir o projeto com o corpo técnico da escola, considerando uma proposta que garanta a sua sustentabilidade como contrapartida para a comunidade. Pelo convênio assinado com o MCT, que destina recursos no valor de R$ 400 mil, com contrapartida de R$ 200 mil do governo do Estado, o projeto do CVT foi concebido para atender a produção de biodiesel a partir do inajá, planta oleaginosa da flora amazonense e amapaense.

A primeira fase da implantação do CVT do Biodiesel prevê a construção de laboratórios de apoio ao ensino nas áreas da química, física e biologia, equipados em nível de ensino médio, biblioteca e salas de aula. A segunda fase contemplará um Laboratório Experimental de Biodiesel equipado com uma usina de produção.

O secretário de C&T assumiu o compromisso de verificar a viabilidade da cultura do inajá para a produção do biodiesel e de outros produtos, a exemplo dos cosméticos.

Fonte: Gestão C&T de 04/02/2011

Próximos Eventos