Notícias

Secretário de C&T de Pernambuco apresenta plano de gestão

O secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, apresentou sua proposta de gestão para os próximos quatro anos, na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), nesta terça-feira (10).

O plano prevê a elaboração de uma política de ciência e tecnologia alinhada com os eixos estruturadores do Estado, que permita a intervenção popular e minimize as desigualdades sociais.

Alguns dos desafios que compõem o alinhamento estratégico da secretaria são: promoção da inclusão digital e acessibilidade tecnológica; criação e consolidação de parques tecnológicos; aumento das atividades de C&T em energias alternativas, nas questões ambientais e nos serviços públicos essenciais; aumento e fortalecimento da base de engenheiros, doutores; entre outros.

“Nesse escopo, estamos elaborando o Proupe, que vai garantir bolsas integrais e parciais aos alunos carentes das autarquias municipais de ensino superior do Estado, permitindo que eles concluam seus cursos”, destacou Granja.

A ideia é viabilizar a formação profissional e a sustentação das 13 autarquias do Estado, criando um incentivo para que os estudantes permaneçam no interior e provendo o Estado de um contingente de professores em áreas prioritárias como matemática, química e física.

Fonte: Gestão de C&T