Notícias

Secretaria de C&T do Paraná amplia cooperação com Québec

Os governos do Paraná e do Québec fortalecerão a parceria na área de ciência e tecnologia. Na semana passada, representantes das duas regiões acertaram a realização de videoconferências entre pesquisadores dos dois países já no primeiro semestre deste ano.

A proposta é facilitar a aproximação acadêmica e a troca de informações necessárias para a continuidade dos trabalhos conjuntos. A ampliação da cooperação foi definida pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti-PR), Alípio Leal, e pela assessora para Assuntos de Diplomacia Pública e Institucionais do governo do Québec, Roberta Hohmuth, em reunião realizada na quarta-feira (19).

A cooperação entre o Paraná e aquele país existe desde 2009. Cerca de 15 parcerias já estão sendo analisadas, nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento sustentável, energias renováveis, entre outras. As ações preveem programas de formação, intercâmbios acadêmicos, cursos, programas conjuntos de pesquisa, no âmbito da graduação e da pós-graduação.

Fonte: SETI/PR de 25/01/2011