Notícias

São Carlos tem encontro de incubadoras da região Sudeste

Nos dias 13 e 14 de julho, acontece no Parque São Miguel, em São Carlos (SP), o 2º Encontro Regional de Incubadoras – Região Sudeste (Enrisud), evento que reunirá as redes de inovação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Paralelamente, também serão realizadas a Expo Inova 2011 e a Rodada de Negócios em Tecnologia da Informação (TI) Eduardo Abdelnur, que reunirá 40 micro e pequenas empresas (MPEs) e dez empresas âncoras da região central paulista.
O evento é organizado pelo Instituto Inova – entidade responsável pela gestão do Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes (Cedin), do Parque Eco Tecnológico Damha, e da Incubadora Arcângelo Nigro, de Araraquara – em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Rede Paulista de Inovação (RPI), com apoio do Sebrae Nacional, da Prefeitura de São Carlos e do Grupo Encalso/Damha.
Segundo Alagui Marques Pereira, gestor da Incubadora Cedin e gerente financeiro do Instituto Inova, “o 2º Enrisud tem como objetivo proporcionar uma maior articulação entre as redes de incubadoras, capacitando gerentes e equipes de gestão de incubadoras, empreendedores e outros públicos afins”. Ele afirma que o evento proporcionará ao público uma diversidade de assuntos ligados ao empreendedorismo, além de promover um ambiente favorável para troca de experiências, difusão de conhecimento, integração, aproximação e interação com parceiros estratégicos.
Bruna Boa Sorte, gerente jurídico-administrativa do Inova, destaca que é a primeira vez que o Instituto realizará uma Rodada de Negócios com 10 empresas âncoras e 40 MPEs do segmento de Tecnologia da Informação. “Vamos expor tecnologia e inovação em um ambiente de negociações. A expectativa é impulsionar a geração de negócios entre as MPEs de TI de São Carlos e Araraquara, além de algumas convidadas do Estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo e as empresas âncoras”, comenta.
Fazem parte da programação do Encontro Regional de Incubadoras alguns painéis e palestras com a presença de convidados de renome nacional. O público-alvo é composto de empreendedores e gestores de incubadoras de empresas de todo o estado de São Paulo e dos demais estados envolvidos.
Cidade Promissora
Para Wladimir dos Santos, diretor-superintendente da RPI, a “rede está numa fase interessante e precisa diversificar sua área de atuação realizando eventos em várias regiões. Assim, é estratégico para a RPI investir em São Carlos, cidade promissora que está também num momento interessante, com o Parque Eco Tecnológico Damha e o Instituto Inova”.
Na opinião do gestor do Cedin, o evento terá uma importância especial para São Carlos, pois é a primeira vez que o município recebe um encontro dessa natureza. A cidade reúne hoje duas incubadoras e uma terceira, localizada no Parque Eco Tecnológico Damha, será construída em breve.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos