+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

RNP deve integrar projeto de sistema de alertas contra acidentes climáticos

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, manifestou interesse em incluir a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no projeto de criação do sistema de alertas contra acidentes climáticos. A ideia foi apresentada durante visita no último dia 3 ao escritório da RNP, em Brasília (DF).

De acordo com Mercadante, a organização poderia ser responsável pela infraestrutura de comunicação do sistema, que também integrará radares meteorológicos de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Aeronáutica. A meta é ter o sistema de alerta pronto até o verão.

Mercadante ainda ressaltou a importância de reforçar a conexão de alta velocidade para a região Norte do país. “Temos que fazer um acordo com os países da Amazônia para termos satélite interligando todo o interior da região para aplicações em educação e pesquisa”.

Durante a visita, o ministro também destacou a necessidade de aprofundar a colaboração com os países que compõem o Mercosul. Para ele, a integração das instituições de ensino e pesquisa da região por meio de uma rede de alta velocidade deve ser prioridade.

A RNP está instalando, no âmbito do Mercosul, conexões diretas com a Argentina e planeja a integração com o Uruguai e Paraguai. Também abriga a unidade de gestão Mercosul Digital, responsável por implantar uma infraestrutura de apoio ao comércio eletrônico e à educação virtual entre os países do bloco, promovendo políticas comuns e reduzindo assimetrias tecnológicas.

Fonte: Gestão C&T com informações do MCT

Compartilhe:

    Próximos Eventos