+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Rio Grande do Sul apresenta projeto de telecardiologia

Ampliação do Projeto de TeleECG é apresentado a prefeituras do Interior

O governo gaúcho, por meio das secretarias estaduais da Saúde e da Ciência e Tecnologia, apresentou, nesta quarta-feira (5/5), em Porto Alegre, o Projeto de Ampliação do Sistema de Telecardiologia (TeleECG) para 30 prefeituras do Interior. A iniciativa tem como parceiros o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre e o Hospital de Cardiologia de Rio Grande.

O atendimento cardiológico à distância, objeto de protocolo assinado pela governadora Yeda Crusius ainda em 2009, deverá atender até o final deste ano cerca de 100 municípios gaúchos, segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

“Estamos celebrando mais um passo da inovação tecnológica, que é a oferta da possibilidade de encurtar distâncias. Esta é a ação mais concreta do Projeto Estruturante Saúde Perto de Você”, disse ela, enfatizando que acelerar e qualificar o atendimento é uma decisão política.

Para o secretário em exercício da Ciência e Tecnologia, Julio César Ferst, esta primeira etapa do projeto representa uma grande mudança para o Estado. “A SCT apóia o programa em sua capacitação e formação de profissionais desde o início, investindo para que o resultado tivesse pleno êxito em sua execução”, comentou.

O sistema vai diagnosticar à distância o infarto agudo e outras emergências cardiovasculares em localidades de difícil acesso no Interior e que não disponham de serviços de urgência nesta área.

De acordo com o médico, Adolfo Sparenberg, do Instituto de Cardiologia, a obstrução das artérias é a maior causa de mortes por problemas cardiovasculares, e que no Estado esses representam 33% dos óbitos.

Fonte: Secretaria da Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Compartilhe:

    Próximos Eventos