+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Rio Grande do Norte elabora Plano Estadual de CT&I 2011-2020

O Rio Grande do Norte está elaborando o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2011-2020, o terceiro desenvolvido no Estado, que vai tomar como base o que foi discutido na 1ª Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, ocorrida em 2010. Para tratar do assunto, foi realizada uma reunião na semana passada, na Governadoria.

O professor da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Guilherme Pereira, fez um levantamento de informações para o plano. De acordo com ele, há atualmente um hiato entre a produção de conhecimento e a sua utilização para políticas públicas. “Há uma ausência de estratégias estaduais para o desenvolvimento a longo prazo voltado para a ciência e tecnologia”, apontou.

Pereira acredita que um incentivo para o setor no Estado seria a criação de uma Secretaria de Ciência e Tecnologia, proposta já apresentada pela governadora Rosalba Ciarlini, além da interiorização de polos e redes, com a fixação de cientistas no interior. As principais áreas estratégicas apontadas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte foram as de biotecnologia, novas tecnologias, neurociências e tecnologia da informação e comunicação.

Presente na reunião, a diretora da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), Bernardete Cordeiro, falou da necessidade de captar recursos de empresas privadas para o investimento em ciência e tecnologia. “O ponto forte é aproximar instituições de pesquisa e produção científica com o setor empresarial. Devemos gerar interação com o setor produtivo”.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, os resultados da ciência e tecnologia devem atingir as demandas sociais. “As empresas também são parcerias. Os dividendos das atividades científicas devem ser distribuídos entre a população. Se todos trabalharmos juntos os resultados acabam sendo melhores”, ressaltou.

Fonte: Gestão C&T com informações da Fapern

Compartilhe:

    Próximos Eventos