+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Rio de Janeiro terá centro de pesquisa da General Electric

A General Electric (GE) investirá US$ 550 milhões em um centro de pesquisa no Rio de Janeiro, destinado às áreas de geração de energia, tecnologia da informação e saúde. O anúncio foi feito hoje (16) pelo presidente da General Eletric no Brasil, João Geraldo Ferreira, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Em janeiro de 2010, o presidente mundial da empresa, Jeffrey Immelt, havia informado sobre as intenções de a GE investir no centro, depois de se reunir com dirigentes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Na reunião de hoje, foi confirmado que a sede será o Rio de Janeiro. A previsão é que o centro seja concluído em dois anos.

De acordo com Mercadante, o investimento será feito em três áreas prioritárias: “A cadeia energética, especialmente associada a gás e petróleo, e energia em geral, já que são grandes fabricantes e produtores de turbinas; a parte de um complexo industrial que produzirá equipamentos para a saúde; e a de tecnologia da informação.”

De acordo com o ministro, a expectativa é que cerca de mil empregos diretos sejam gerados no centro de pesquisa e desenvolvimento. Desse total, 200 deverão ser de pesquisadores brasileiros com especialização.

“Um memorando de entendimento assinado com o Ministério de Ciência e Tecnologia Brasil estabelece de comum acordo que todas as patentes desenvolvidas nessas pesquisas serão registradas no Brasil pelo Brasil. Portanto serão patentes residentes no país”, acrescentou Mercadante.

Fonte: Exame on line de 16/02/2011

Compartilhe:

    Próximos Eventos