Notícias

Resolução de incentivos para tablets deve ser definida em breve

Os tablet PCs terão os mesmos incentivos fiscais dos notebooks e a resolução dessa questão tende a ser definida em breve. Segundo o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cesar Alvarez, a orientação da presidente Dilma Roussef e do ministro das Comunicações, Paulo Bernado, é que a resolução sobre o tema ocorra nos “próximos dias ou semanas”.

Alvarez frisou que já existe um entendimento entre o Mistério das Comunicações, Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Fazenda para conceder aos tablets os mesmo benefícios fiscais dos notebooks, com a isenção de PIS e Cofins para os produtos produzidos no país. “Estamos sendo definidas as últimas questões técnicas”, revelou.

A aprovação o quanto antes de tal medida, comenta o secretário-executivo do Minicom, está atrelada aos programas de inclusão digital e à aceleração do Plano Nacional de Banda Larga. “Não adianta nós somente provermos o acesso, mas também temos que fomentar cada vez mais o uso de dispositivos que se conectarão à internet, para essa expansão da penetração da banda larga fazer sentido ao cidadão”, disse.

A inciativa também está relacionada com a estratégia da chinesa Foxconn de iniciar a fabricação do iPad, da Apple, no Brasil, a qual deverá ser concluída entre o fim deste primeiro semestre e o início do segundo semestre. Por esse motivo, a companhia, que disse que investirá US$ 12 bilhões para começar a produção dos tablet PCs da Apple, que serão fabricados em Jundiaí (SP), pressiona o governo para a rápida resolução do assunto.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos