+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Relatório dos EUA contradiz Trump e prevê que clima afetará economia

As mudanças climáticas custarão à economia dos Estados Unidos centenas de bilhões de dólares até o final do século, prejudicando tudo desde a saúde humana até infraestrutura e produção agrícola, segundo um relatório do governo norte-americano publicado nesta sexta-feira, 23.

O relatório encomendado pelo Congresso, redigido com a ajuda de mais de uma dúzia de agências governamentais e Departamentos dos Estados Unidos, listou estimativas dos impactos do aquecimento global em todos os setores da sociedade norte-americana, num aviso alarmante sobre a agenda pró-combustíveis fósseis do governo Trump.

“Com o crescimento contínuo das emissões a taxas históricas, as perdas anuais em alguns setores econômicos podem chegar às centenas de bilhões de dólares até o final do século – mais que o atual produto interno bruto (PIB) de alguns estados norte-americanos”, diz o relatório.

Segundo o documento, o aquecimento global afetaria desproporcionalmente os pobres, atingiria amplamente a saúde humana, danificaria a infraestrutura existente, limitaria a disponibilidade de água, alteraria limites costeiros e aumentaria os custos industriais tanto no campo quanto na produção de energia.

Embora o relatório diga que muitos dos impactos das mudanças climáticas – incluindo tempestades mais frequentes e mais poderosas, secas e inundações – já estão acontecendo, as projeções de danos ainda maiores poderiam mudar se as emissões de gases do efeito estufa fossem drasticamente contidas: “Os riscos futuros das mudanças climáticas dependem principalmente das decisões que são tomadas hoje”, diz.

Fonte: Exame

Próximos Eventos