+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Reitor do ITA toma posse

O cargo de reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi transmitido de Reginaldo dos Santos ao professor Carlos Américo Pacheco, em solenidade realizada no dia 18 de novembro.

Representantes de diversas Organizações Militares, de órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário, de empresas de diversos setores, servidores, alunos e professores estiveram presentes. Prestigiaram também o evento, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação em exercício, Luiz Antonio Rodrigues Elias, deputado federal Carlos José de Almeida (PT-SP), o ministro aposentado do Superior Tribunal Militar Tenente-Brigadeiro Sérgio Xavier Ferolla, Vice-Prefeito de São José dos Campos, Luiz Antonio Angelo da Silva, oficiais generais, reitores de universidades e antigos reitores do ITA.

Após a transmissão do cargo e posse de Carlos Américo Pacheco, Reginaldo dos Santos, em um discurso emocionado, agradeceu ao corpo docente e à equipe administrativa pelo empenho e contribuição durante sua gestão, em especial aos alunos, se desculpando pelas vezes em que teve que ser mais firme em suas colocações, em respeito às normas e condutas da Instituição, buscando preservar as tradições do ITA e o legado do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho.

Já na função de reitor, Carlos Américo Pacheco declarou que “há uma grande agenda de trabalho pela frente, a exemplo da expansão da graduação, da consolidação da pós, das parcerias com o setor privado, da maior internacionalização da escola, da formação de recursos humanos para a indústria espacial, de defesa e aeronáutica, ou ainda na garantia de autonomia tecnológica em áreas estratégicas para o Brasil”.

O Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito enviou uma mensagem de louvor aos feitos do Dr. Reginaldo dos Santos, lida após os discursos. Em um dos trechos ressaltou que durante seis anos sob sua reitoria e sobre o manto de sua ampla bagagem científica e experiência administrativa, o ITA manteve a posição de uma das mais conceituadas escolas de engenharia do mundo e orgulho do povo brasileiro.

Ao término da solenidade, o Vice-Reitor do ITA, Fernando Toshinori Sakane, em nome de todos os integrantes da Instituição, entregou uma homenagem produzida pelo Centro de Competência em Manufatura (CCM-ITA) à Reginaldo dos Santos. A homenagem consiste em uma reprodução do Plano Piloto do ITA e da fachada da Biblioteca da Instituição, feita em placa de alumínio.

Fonte: Jornal da Ciência

Próximos Eventos