Notícias

Reitor da Unicamp é novo conselheiro da FAPESP

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 23 de junho de 2012, o governador Geraldo Alckmin nomeou Fernando Ferreira Costa para integrar, como membro, o Conselho Superior da FAPESP.

O novo conselheiro foi nomeado para um mandato de seis anos, em vaga que estará aberta a partir de 29 de julho, após o término do mandato do conselheiro José Tadeu Jorge.

Ferreira Costa (354 votos), Erney Plessmann de Camargo (169 votos) e Cláudio Shyinti Kiminami (138 votos) foram os indicados pela eleição destinada à elaboração da lista tríplice para a escolha de novo membro do Conselho Superior da FAPESP.

A eleição foi realizada de 11 a 15 de junho pela internet. Imediatamente após ter sido encerrada a votação foi feita a apuração do resultado pela comissão eleitoral, na sede da FAPESP, na capital paulista.

As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo (com exceção da Universidade de São Paulo, que pela legislação participa de outra representação), inscreveram 19 candidatos.

Fernando Ferreira Costa é o atual reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor titular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1974), onde fez residência médica (1975-1977), mestrado (1979), doutorado (1981) e livre-docência (1986). Entre 1987 e 1989, cumpriu estágio de pós-doutorado na Yale School of Medicine, nos Estados Unidos.

Ingressou no Departamento de Clínica Médica da FCM-Unicamp em 1990 e foi aprovado em concurso público como professor titular de Hematologia e Hemoterapia em 1996.

Foi coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Sangue (2009-2011). Entre os prêmios que recebeu em sua carreira acadêmica, destacam-se o Prêmio de Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo (2000), o Prêmio Scopus (2006) e a Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador (2008), concedida pela Presidência da República.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Agência FAPESP

Próximos Eventos