Notícias

Regiões Sul e Sudeste respondem por 67% do lixo eletrônico do Brasil, aponta MDIC

Aproximadamente dois terços de todo o lixo eletroeletrônico descartado no país são provenientes das regiões Sul e Sudeste, indica estudo preliminar, encomendado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), sobre viabilidade técnica e econômica da logística reversa de eletroeletrônicos, que prevê o retorno para a indústria dos materiais, para que possam ser novamente aproveitados pelo fabricante.

O resultado do levantamento completo será utilizado para nortear a implantação da política de reciclagem e destinação adequada de resíduos eletroeletrônicos, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305). Serão avaliados o custo de implantação do sistema e a divisão de responsabilidades entre indústria, comércio, consumidores e as três esferas do governo, entre outros aspectos.

A primeira versão do estudo foi apresentada ao grupo técnico. A versão final está prevista para ser concluída em outubro, quando será colocada em consulta pública. Algumas questões já estão definidas, como a devolução de aparelhos de pequeno porte, como telefones celulares, de responsabilidade do consumidor.

Fonte: Teletime

Próximos Eventos