Destaques

Reciclagem: MCTIC lista plano de IoT e conexões do Gesac em metas de 200 dias

Governo novo, etiquetas novas. E no campo das TICs não é diferente. Embora o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ainda não conte com os recursos necessários para fechar as contas, especialmente para pagar bolsas de pesquisa, listou entre as metas conquistadas nos primeiros dois dias de governo novidades do calibre do plano nacional de IoT e as conexões via satélite do programa Gesac.

“São da competência do MCTIC a entrega de três metas: os programas Norte Conectado e Nordeste Conectado e a publicação do decreto que implementa o Plano Nacional de Internet das Coisas”, destacou a pasta em comunicado divulgado nesta quinta, 18/7.

Embora tenham recebido selos de ‘Norte’ e ‘Nordeste Conectado’, tratam-se dos pontos de conexão via satélite (por meio da Telebras), contratados há dois anos, instalados em escolas públicas. Nas contas do MCTIC, até aqui foram 4.532 pontos no Nordeste e 1.753 pontos no Norte.

Também vale como conquista para 200 dias de governo a publicação do Decreto 9.854, que traz o chamado plano nacional para a internet das coisas. O texto já era conhecido do setor, a começar pela recriação da Câmara de IoT – que existe desde 2014. Mas seu ponto mais importante é o tratamento fiscal para a IoT, com redução significativa do Fistel cobrado das conexões máquina a máquina e um conceito que permitirá aos serviços de IoT escaparem do ICMS.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos