Notícias

Raupp pede sinergia na área espacial

Durante a cerimônia de posse do presidente da Agência Espacial brasileira (AEB), realizada nesta quarta-feira (25), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, pediu mais integração entre os órgãos envolvidos no Programa Espacial Brasileiro.

Para Raupp, a AEB, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) precisam conversar mais para o setor avançar tecnologicamente.

“O desafio agora é trabalhar bem as parcerias e, na medida em que esta iniciativa for bem sucedida, teremos a confiança total do governo”, continuou. Raupp afirmou que o Programa Espacial Brasileiro é fundamental para os interesses da soberania nacional e que espera contribuir para atrair investimentos para a área espacial.

Entre os desafios para a gestão, o presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, destacou que o mais importante neste momento é consolidar o sistema espacial, o que inclui trabalhos conjuntos entre os institutos do setor. “Há procedimentos formais sendo encaminhados para aprofundar a colaboração entre os institutos da área espacial, acredito que há caminhos para acertar pequenos detalhes para que esta conjunção de esforços seja consagrada”, afirmou.

Desde o início do ano, a presidência da agência vinha sendo exercida de forma interina pelo diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Thyrso Villela Neto. O novo diretor é bacharel em física pela Universidade de Brasília (UnB), possui mestrado em matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pelo Instituto Courant da Universidade de Nova York, EUA.

Coelho trabalhou com o ministro Marco Antonio Raupp no Inpe. Foi gerente-geral do Programa China Brazil Earth Resource Satellites (CBers) e vice-diretor da Coordenação-Geral de Engenharia e Tecnologia. Nos últimos anos, entre outros trabalhos, dirigiu o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Fonte: Agência Gestão CT&I

Próximos Eventos