+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Pronatec vai abrir dois milhões de vagas e integra-se a MECflix

A nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai oferecer dois milhões de novas vagas este ano em institutos federais, entidades do Sistema “S”, além de escolas estaduais e municipais.

Entre os destaques da nova etapa do programa, estão o Pronatec EJA e o e-Pronatec. A primeira iniciativa permite que alunos da educação de jovens e adultos também façam curso profissionalizantes. Já a segunda, cria o Pronatec a distância, onde estudantes terão acesso a uma plataforma chamada de MECflix. Lá, o aluno vai assistir a videoaulas e quem pretender fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode fazer simulados a cada bimestre.

Para a presidenta Dilma Rousseff, o Pronatec é um caminho de oportunidades. E ela destacou que mesmo com ajustes na economia, o investimento no programa continua.

E o estudante Carlos Junior aproveitou a oportunidade. Com 21 anos, ele foi aluno do Pronatec e conquistou medalha de ouro na modalidade de Instalações Elétricas Prediais na competição internacional de educação profissional – WorldSkills. Hoje, ele conseguiu uma bolsa para cursar engenharia elétrica e é instrutor do Senai. Carlos destaca as vantagens do curso profissionalizante.

De acordo com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, o processo seletivo para a nova etapa do Pronatec acontece em março e abril e as aulas começam no dia primeiro de maio, mas o ministro não soube detalhar qual será o orçamento da nova etapa do programa.

De 2011, quando foi criado, até o ano passado, o Pronatec recebeu cerca de 9 milhões de matrículas. Para saber mais sobre o programa, basta acessar: pronatec.mec.gov.br.

Fonte: EBC

Próximos Eventos