+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Programa CsF atinge resultados importantes na Coreia do Sul

A participação de brasileiros em universidades da Coreia do Sul começa a chamar a atenção. De acordo com o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, já há resultados importantes no intercâmbio científico patrocinado pelo Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).

Cerca de 100 estudantes de graduação e um de pós-doutorado já começaram os estudos no país asiático. “Muitos deles estão fazendo estágios em empresas coreanas”,  informa Oliva. O presidente do CNPq destaca o caso de uma brasileira estagiária da empresa Hyundai. A jovem estudante ganhou um prêmio por desenvolver um “minicarro conceito” com características brasileiras. “É um exemplo concreto do sucesso do programa”, comentou.

Das 103 bolsas concedidas na primeira chamada do CsF, 62 foram para engenharias e demais áreas tecnológicas, 17 para indústria criativa e nove para computação e tecnologias da informação. O restante está distribuído nos campos de ciências da saúde, nanotecnologia e novos materiais, fármacos, ciências exatas e da terra.

O CNPq assinou acordo com 12 universidades e instituições de pesquisa coreanas, no segundo semestre de 2011. Atualmente, a instituição vinculada ao MCTI, prepara a segunda chamada nacional de graduação para início em 2012.

“Tivemos quase 300 inscrições [na primeira seleção ] e escolhemos outros 100 alunos que vão iniciar os seus estudos em janeiro”, adiantou Oliva. “Esperamos que essa segunda leva tenha o mesmo sucesso que a primeira está tendo”, acrescentou.

O objetivo do governo brasileiro é levar cerca de mil estudantes para estudar na Coreia do Sul nos próximos quatro anos. O CsF busca promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O programa prevê a utilização de 101 mil bolsas, até 2015, sendo 26 mil patrocinadas pela iniciativa privada.

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MCTI

Próximos Eventos