+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Professora cria projeto que incentiva alunos a empreender socialmente

Sou professora de Empreendedorismo e Marketing no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae, no Plug Minas, em Belo Horizonte/MG. O curso oferece o ensino técnico em Administração com ênfase em Gestão de Negócios para jovens da rede pública. A formação, totalmente gratuita, tem como objetivo capacitá-los para o mercado de trabalho com foco no empreendedorismo, além de incentivar o desenvolvimento de capacidades e competências empreendedoras, tais como autonomia, criatividade e proatividade, de forma que o aluno termine o curso acreditando em si mesmo e no seu potencial, e preparado para os desafios da vida profissional.

Sempre estive envolvida com o empreendedorismo social e, por isso, um dia me perguntei: por que não desenvolver um projeto de cunho social com os meus alunos? Eu queria buscar maneiras de estimular a capacidade de doar e a consciência de que, com muito pouco, podemos transformar a realidade das pessoas ao nosso redor. São muitas habilidades que definem um empreendedor e a promoção de um impacto positivo na sociedade é uma delas.

Alunos montam brinquedoteca na creche Pupileira. Créditos: Agência i7.

E foi assim que nasceu a ideia do Projeto Legado Empreendedor, que, neste ano, teve a sua segunda edição. A proposta do projeto é que, divididos em grupos, os alunos escolham uma entidade assistencial ou educacional, e planejem uma ação social para beneficiá-la, a partir da análise das suas principais necessidades. Os próprios jovens devem visitar as entidades, observar como funcionam e de que forma podem propor melhorias e contribuir. Mas devem estar sempre atentos às regras:  a ação não pode envolver a entrega direta de dinheiro e o benefício gerado precisa ser permanente.

Já foram desenvolvidas diversas iniciativas interessantes, como a reforma de um muro de uma escola estadual, a construção de uma biblioteca em uma associação para dependentes químicos e a criação de hortas comunitárias e de uma oficina de elaboração de currículos para alunos do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse ano, um grupo desenvolveu uma brinquedoteca em uma creche próxima ao Plug Minas, no bairro Horto, e outro doou uma máquina de fraldas para a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Ribeirão da Neves.

Entrega da máquina de fraldas da APAE. Crédito: Pedro Vilela.

Os relatos dos alunos são emocionantes e podemos perceber que o projeto gera impactos positivos não apenas na comunidade, mas também nos próprios estudantes, que percebem o poder que eles têm de provocar mudanças e a capacidade de superar desafios. A iniciativa vale 40 pontos na disciplina, mas, ao final do projeto, o que eu percebo é que isso se torna mero detalhe. Fiquei surpresa e encantada com a forma com que os alunos se empenharam, se envolveram e incorporaram a ideia. É claro que sempre há dificuldades, desde a definição de qual entidade ajudar, de que forma ajudar e como arrecadar os recursos. Mas essa é também a proposta do projeto: desenvolver competências como planejamento, liderança e trabalho em equipe. E, ao final, os resultados são surpreendentes.

Hoje, o projeto Legado Empreendedor já se tornou parte da disciplina Empreendedorismo e Marketing. É gratificante propiciar essa experiência. São jovens que, na maioria das vezes, vieram de um contexto de risco social e que passam a compreender que eles têm um papel importante na sociedade e na comunidade em que vivem. O principal objetivo do projeto é fazer com que eles percebam que o empreendedorismo vai muito além de abrir uma empresa ou do ganho financeiro. Empreender também é gerar mobilização social, provocar impactos positivos e ser agente proativo em um processo de mudanças. Esse aprendizado não tem preço.

Fonte: Porvir.org

how to become a better nose guardWith smaller parlays, no additional payouts beyond a perfect parlay will be available. To control their expression levels in different bacterial hosts, we then employed the RBS Calculator v2.0’s biophysical model of translation initiation to rationally design synthetic ribosome binding site sequences39. He needs to be the one coming up with ideas on what laws need to change and whatnot because just saying crap like, “Oh we need to do something to stop police brutality, so im not going to stand for the anthem until something is done about it”, is nice, but it’s not going to change anything. Ogletree’s second TD: Double move (Out and Up) vs. The 1991 season marked Taylor’s cheap jerseys wholesale decline in productivity as he recorded only seven sacks in http://www.elitecheapnfljerseysauthentic.com fourteen games. While stable housing prices are key to restoring confidence in the economy, the days of thinking about residential housing as cheap nfl jerseys an asset class are probably gone for a long time. Check it out.. The key to the game is the simplistic play for a sport played on a small screen. This cascade blocked death triggered by the withdrawal of medium or serum in cell lines, and membrane tethered NIC, and AktS473 activity inhibited apoptosis triggered by cytokine deprivation in activated T cells. As long as she limited criticism to the ladies clothing choices http://fakeoksunglassescheap.com alone, her comments can be justified as professional opinion. While Matt Forte did have a big game in Week 2 with 100 rushing yards and three touchdowns,it was a case of volume above all else:he did it on 30 carries for an average of 3.3 yards per rush. California middle school students using an iPad based algebra course scored 30.5 percent higher on benchmark proficiency tests than students using traditional textbooks, as part of Houghton Mifflin Harcourt Fuse program, and homework compliance increased. So what could’ve been a one score game was suddenly a three score advantage, New England found itself in firm control and along the way saw its beleaguered kicker earn himself a big boost of confidence.. The only answer I kind of succeeded in getting was to the question, “Where’s the bathroom?” The guy gave me a shovel. Personally, I’m willing to accept that risk and I don’t need a law protecting me from the “danger” of candles or drones. An alternative would be to split the cost of a rental with friends and fellow tailgaters. My goal in writing this article is to create a guide for how to design around the cheap nfl jerseys limitations of this type of printer to create strong, functional parts..

Próximos Eventos