+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Prêmio Jovem Cientista 2012 alia ciência ao esporte

Desde 1981, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) incentiva estudantes a despertarem sua curiosidade sobre o mundo científico incentivando a pesquisa visando solucionar problemas sociais. Mas será que é possível aliar ciência, tecnologia e inovação ao esporte? É isso que o Prêmio Jovem Cientista (PJC) 2012 pretende descobrir.

Em sua 26ª edição e com o tema ‘Inovação Tecnológica nos Esportes’ o foco do PJC é revelar talentos que tenham potencial para produzir novas tecnologias nessa área.

Categorias e avaliação

O PJC 2012 está dividido nas categorias de Estudante de Ensino Médio e Superior, Graduado e Mérito Institucional. A escolha dos vencedores será feita por duascomissões: uma para avaliar as categorias graduado, estudantes dos ensinos Médio e Superior, Mérito Institucional e Menção Honrosa; e outra pra avaliar as categoriasEstudante do Ensino Médio e Mérito Institucional do Ensino Médio. Cada comissãojulgadora será composta por sete membros que fazem parte da comunidadecientífica e tecnológica, designados pelo CNPq.

O prêmio também vai reconhecer por meio de Menção Honrosa pesquisadores, doutores, orientadores e instituições que incentivaram jovens a iniciarem pesquisas científicas no País.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto no site do CNPq, pelo endereço eletrônico do Prêmio. O PJC será entregue pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em dezembro de 2012 no Palácio do Planalto com a presença dosganhadores, orientadores e autoridades governamentais da área de Ciência,Tecnologia e Inovação.

O valor das premiações varia entre R$ 10 mil e R$ 35 mil. A divulgação dosresultados ocorre no mês de novembro, por meio de uma coletiva de imprensa a serrealizada pelo CNPq, onde os nomes dos ganhadores serão anunciados pelopresidente do Conselho.

Sobre o Prêmio Jovem Cientista

Criado em 1981, o PJC já contemplou 167 estudantes e pesquisadores, concedendo o mesmo número de bolsas de estudos. O prêmio mobiliza anualmente 25 mil escolas do Ensino Médio e envolve mais de 3 mil instituições de ensino e pesquisa científica em seu processo de divulgação. Na edição 2011, o PJC recebeu mais de 2 mil trabalhos de pesquisa, sendo 1.967 de estudantes do Ensino Médio. 

Fonte: Agência FAPEAM

Próximos Eventos