Notícias

Prefeitura de Campo Grande assume a presidência do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Ciência, Tecnologia e Inovação

A diretora da Unidade Especial de Criação e Inovação da Prefeitura de Campo Grande, Edna Antonelli, assumiu ontem (05/04) a presidência do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Ciência, Tecnologia e Inovação (gestão 2011/2013). A eleição da nova diretoria do fórum ocorreu em Brasília, durante a assembléia geral realizada na 59ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos
(FNP). Atualmente, o fórum conta com 180 secretarias associadas, pertencentes a municípios de todas as regiões do país.

A nova gestão da entidade se diferencia das demais, principalmente porque a presidência é representada por uma mulher que integra uma prefeitura da região centro-oeste. Segundo Edna Antonelli o papel principal do fórum é “fomentar e transformar a ciência, tecnologia e inovação em elementos para a conquista da cidadania e o aumento da qualidade de vida da população”.

A proposta da nova gestão do fórum para os próximos dois anos evidencia os principais desafios a serem enfrentados: facilitar a interlocução entre os municípios e o governo federal; ampliar o número de municípios associados, principalmente daqueles de menor porte; promover a divulgação científica e o conhecimento para a população; e aumentar as parcerias já realizadas com outros órgãos e instituições regionais e nacionais ligados à ciência, tecnologia e inovação.

A formação em 2001 do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação objetivou estreitar as relações entre as diversas secretarias municipais do setor e promover a aproximação com órgãos dos governos federal e estadual. Atualmente, a entidade é mantida por meio de convênio com a Frente Nacional dos Prefeitos e o Ministério de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Ascom Prefeitura de Campo Grande