+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Praça Tempo Espaço está aberta para visitação pública

Para muitas pessoas parece impossível imaginar um mundo sem celular, gps ou internet. No entanto, em outros tempos, foi possível atravessar continentes e oceanos sem o auxílio destas tecnologias. A reflexão é instigada pela Praça Tempo Espaço, a primeira exposição permanente do Museu Exploratório de Ciências,  aberta para visitação pública, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com custo de implementação de mais de 500 mil reais, a Praça Tempo Espaço está instalada em uma área de 900m², ao ar livre, no ponto mais alto da Unicamp. Em condições meteorológicas ideais, a exposição oferece vista privilegiada de 360º por mais de dez quilômetros no horizonte, proporcionando momentos de contemplação ímpar, ao nascer e ao por do sol.

Seus experimentos interativos, de caráter lúdico e educativo, convidam os visitantes a compreender artifícios científicos e tecnológicos, desenvolvidos pelo homem ao longo dos séculos, para melhor dimensionar o tempo e o espaço. Os visitantes poderão manipular bússolas, lunetas, teodolitos e muitos outros equipamentos.

A cerimônia de inauguração terá a participação do consagrado grupo de música popular brasileira, Carcoarco, quarteto instrumental de cordas e percussão, que constrói um universo sonoro a partir de combinações de elementos do tradicional e do moderno, do rural e do urbano, do acadêmico e do popular.

A Praça

Concebida por uma equipe profissional multidisciplinar, a Praça Tempo Espaço desdobra conceitos fundamentais associados às medidas da passagem do tempo, de localização geográfica, de objetos próximos ou distantes, e à contemplação de cenas e objetos mais afastados.  Os objetos expositivos foram pensados de acordo com a relevância das descobertas científicas, que possibilitaram diferentes maneiras de perceber e medir as variações de tempo, de espaço e as relações entre estes conceitos essenciais para as ciências.

Informações: www.mc.unicamp.br

Fonte: Portal MCT de 19/01/2011

Compartilhe:

    Próximos Eventos