Notícias

Porto Digital abre Recife Summer School com premiação

A repórter da editoria de economia do Jornal do Commercio Ângela Belfort foi a vencedora na categoria impresso do prêmio Porto Digital de Jornalismo, entregue ontem à noite pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelino Granja. A entrega do prêmio aconteceu na sede do Porto Digital e foi precedida de uma palestra, feita pelo jornalista Alberto Dines, sobre “As novas mídias e o futuro da imprensa no Brasil”. A entrega do prêmio e a explanação do coordenador do programa Observatório da Imprensa (TV Brasil) marcaram a abertura da programação do 3° Recife Summer School – evento que durante 40 debaterá empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico na forma de seminários, palestras e mesas-redondas.

O prêmio a Ângela Belfort foi conferido pela produção do caderno especial Nova fronteira digital, que abordou o surgimento de novas formas de negócios, relacionados à economia imaterial, cultura digital e tecnologias da informação. O prêmio Porto Digital de Jornalismo ainda reconheceu na categoria radiojornalismo a série de reportagens da Rádio JC/CBN de Everson Teixeira e Júlio Neto sobre o projeto de inclusão digital Be-a-Byte. Já na categoria internet o vencedor foi o portal JC Online com o especial Acesso (Ir)restrito, das jornalistas Paula Schver e Isabelle Figueirôa.

O secretário de Ciência e Tecnologia Marcelino Granja afirmou que a terceira edição do Recife Summer School é mais uma oportunidade para uma aproximação maior entre a sociedade e as ferramentas que podem contribuir para a melhoria das condições de vida da população.

Antes da entrega dos prêmios o jornalista Alberto Dines abriu o Recife Summer School com uma palestra na qual reafirmou a necessidade da compreensão histórica do desenvolvimentos dos mecanismos de produção e veiculação de informação. Lembrou que esse tema já estava presente na filosofia socrática e que portanto é um dos mais antigos da cultura Ocidental. Por isso, para o decano do jornalismo brasileira, o debate sobre a extinção dos meios impressos em face ao desenvolvimento de novos media sempre será fundamental

Fonte: Portal Sectma/PE de 24/01/2011

Próximos Eventos