Destaques

Planejamento autoriza INPI a chamar mais 70 aprovados em concurso

O Ministério do Planejamento autorizou o Instituto Nacional de Propriedade Industrial a convocar 70 aprovados no concurso realizado em 2014, integrantes do cadastro de reserva – as 140 vagas originais dessa seleção foram preenchidas em duas chamadas feitas ainda em 2016.

Segundo o MPOG, “em virtude da suspensão de novas contratações em 2017 no Poder Executivo Federal, o preenchimento dos cargos será possível por conta de saldos orçamentários de 2015 e 2016”. O próprio INPI também afirma que a convocação será absorvida com recursos já existentes.

“A entrada dos concursados poderá ser absorvida pelo Instituto, tendo em vista o aumento previsto nas receitas do INPI e também a redução de pessoal causada pelas exonerações e aposentadorias desde 2013, quando houve o último ingresso de servidores. Desde então, já ocorreram mais de .190 exonerações e aposentadorias”, afirmou o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel

Segundo o instituto, a nomeação, mesmo que reduzida diante da necessidade de pessoal, se fez necessária para equacionar os problemas estruturais do INPI – notadamente a fila mais de 200 mil pedidos de patentes, estimada em 11 anos de atraso.

Dos convocados, serão chamados 50 concursados para o cargo de Pesquisador em Propriedade Industrial e 20 para o cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial. “Mesmo em tempos de ajuste econômico, é preciso dar condições para que o setor produtivo avance. O exame de marcas e patentes tem que ser feito em um tempo compatível com as práticas internacionais defendeu o ministro do Desenvolvimento, Marcos Pereira.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos