Notícias

PF apreende fósseis que eram vendidos na feira do vão do Masp

A Polícia Federal apreendeu fósseis e outros produtos arqueológicos que estavam sendo vendidos neste domingo (8) na feira de antiguidades realizada no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na região central da capital paulista.

Segundo a PF, o responsável pelas peças, que não teve o nome divulgado, não estava no local. Vendedores foram levados à PF, prestaram depoimento e foram liberados.

Divulgação/PF
Fósseis de trilobitas apreendidas pela Polícia Federal na feira de antiguidades do Masp
Fósseis de trilobitas apreendidas pela Polícia Federal na feira de antiguidades do Masp; a venda é proibida

A apreensão ocorreu após uma denúncia. Policiais e um arqueólogo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foram até a feira e encontraram à venda peças como mãos de pilão, lâmina polida, pontas de flechas e lanças e uma tanga marajoara de cerâmica.

Também estavam expostos à venda fósseis como trilobitas, vieiras e conchas, além de uma presa de mamute. Os vendedores não apresentaram documentos de origem e todo o material foi apreendido e levado à sede da PF, na Lapa (zona oeste).

De acordo com a PF, materiais arqueológicos e fósseis brasileiros são produtos da União e não podem ser vendidos.

O responsável pelas peças será indiciado pelo crime de usurpação de bens da União e, se condenado, poderá cumprir de 1 a 5 anos de prisão, além de multa.

Fonte: Folha de São Paulo

Próximos Eventos