Destaques

Pesquisa diz que tecnologia de blockchain está perto da maturidade

O blockchain está se aproximando de seu momento de maturidade cada dia que passa. O momentum está mudando de um foco em aprender e explorar o potencial da tecnologia para identificar e construir aplicativos de negócios práticos. Pode não estar acontecendo quando e onde esperávamos.

Os executivos globais com excelente conhecimento sobre a tecnologia que a Deloitte pesquisou detêm visões mais pragmáticas e parecem preparados para fazer alguns movimentos importantes ao longo do próximo ano. Eles veem grande valor no potencial do blockchain de reinventar processos em toda a cadeia de valor do negócio – e há interesse e investimento em uma ampla gama de casos de uso.

Por exemplo, 74% de todos os entrevistados relatam que suas organizações vêem um “caso de negócios convincente” para o uso de blockchain – e muitas dessas empresas estão avançando na tecnologia. Cerca de metade desse número (34%) diz que sua empresa já possui algum sistema blockchain em produção, enquanto outros 41% dos entrevistados dizem esperar que suas organizações implantem um aplicativo blockchain nos próximos 12 meses. Além disso, quase 40% dos entrevistados relataram que sua organização investirá US$ 5 milhões ou mais em tecnologia blockchain no próximo ano.

À medida que mais organizações colocarem seus recursos por trás dessa tecnologia emergente, esperamos que o blockchain ganhe tração significativa, pois seu potencial para maior eficiência, suporte a novos modelos de negócios e fontes de receita e segurança aprimorada são demonstrados em situações do mundo real.

O relatório da pesquisa também contém várias perspectivas setoriais e regionais que abrangem as seguintes áreas específicas: Indústrias. Serviços financeiros. Cuidados de saúde e ciências da vida, Setor público, Tecnologia, mídia e telecomunicações

País / Regiões: Ásia-Pacífico, Canadá, Europa, Oriente Médio e África (EMEA)

Grande parte do resumo executivo é baseado na perspectiva dos Estados Unidos.

A pesquisa global de blockchain da Deloitte em 2018

Para resumir, a pesquisa foi realizada em sete países (número total de entrevistados = 1.053).

Indústrias em que os pesquisados trabalham primariamente

Blockchain hoje

A blockchain está em um ponto de inflexão, com o momentum passando do “turismo blockchain” e explorando o potencial da tecnologia para a construção de aplicações práticas de negócios. Isso é particularmente verdadeiro entre as organizações de “empresas digitais”, e não em empresas mais tradicionais que ainda estão trabalhando em como incorporar o digital em suas operações e protocolos existentes.

Apesar do interesse dos entrevistados corporativos tradicionais nas capacidades do blockchain, quase 39% da ampla amostra global disseram acreditar que a blockchain é “exagerada”. Enquanto isso, nos Estados Unidos, esse número é maior: 44% dos entrevistados consideram o blockchain superestimado, acima dos 34% em uma pesquisa de 2016 da Deloitte.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos