+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Pela primeira vez, cirurgia é transmitida ao vivo em realidade virtual

O médico Shafi Ahmed, do hospital Royal London, é conhecido por usar a tecnologia de gravação de vídeo para difundir o conhecimento científico. Em 2014, ele usou um Google Glass para filmar em primeira pessoa em uma cirurgia. Agora, ele fará a primeira transmissão ao vivo, em realidade virtual, de um procedimento cirúrgico.

A operação, para a retirada de um tumor de cólon de um paciente com mais de 70 anos, começou a ser transmitida nesta quinta-feira, às 9h pelo horário de Brasília, e pode ser acessada neste endereço. O procedimento é de rotina, sem muitos riscos, mas as imagens terão um atraso de 60 segundos para que possam ser interrompidas em caso de emergência.

Qualquer estudante de medicina ou interessado pelo assunto no mundo pode acompanhar todos os passos do dr. Ahmed no centro cirúrgico, em definição 4K. Basta uma conexão com a internet e um óculos de realidade virtual, como o Óculus Rift ou o Google Cardboard. Mesmo sem o equipamento é possível assistir ao vídeo, mas o controle do enquadramento é feito manualmente, não pelo movimento da cabeça. A expectativa é que a cirurgia dure duas horas.

A transmissão está sendo realizada pela empresa Medical Realities e também pode ser acessada por um aplicativo disponível para iOS e Android. O áudio e o vídeo são capturados pelo sistema Mativision, formado por seis câmeras independentes. A plataforma é mais conhecida por transmitir shows ao vivo.

Font: O Globo

Próximos Eventos