Notícias

Passaportes terão chip RFID da CEITEC

Os presidentes da Casa da Moeda do Brasil (CMB/MF), Francisco Franco, e da Ceitec S.A., Cylon Gonçalves da Silva, assinaram nesta sexta-feira, 14/09, um convênio para o desenvolvimento de chip 100% nacional para o passaporte brasileiro.

O acordo estipula que a Ceitec, empresa estatal desenvolvedora de circuitos integrados para RFID (identificação por radiofrequência) e aplicações específicas, produzirá o novo dispositivo a ser usado no documento. Hoje os chips utilizados são integralmente importados.

“O Brasil passará, dentro de poucos anos, a dominar uma tecnologia central para a área de segurança da informação, criptografia e identificação. Esse acordo certamente contribuirá ainda mais para que a Ceitec se fortaleça e ganhe projeção internacional no mercado de microeletrônica”, enfatizou Cylon Gonçalves da Silva, presidente da Ceitec.

A partir de 2014, todos os passaportes brasileiros deverão ter o chip. A estimativa de produção é de 2,2 milhões de unidades por ano. Para o presidente da Caixa da Moeda do Brasil, Francisco Franco, o uso da tecnologia nacional é um feito.

“Além de promover o desenvolvimento nacional e a geração de renda e emprego no nosso país, passaremos a ter o domínio de toda a cadeia produtiva”, afirmou o executivo. O chip da Ceitec, totalmente projetado pela área de design da empresa, está em fase avançada de desenvolvimento. A Casa da Moeda emite cerca de 9 mil passaportes por dia e pretende chegar a 14 mil diários no próximo ano.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos