Notícias

Parceria viabiliza mais investimentos do BNDES em inovação nos estados

O presidente do Conselho de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e Secretário de C&T do Amazonas (SECTAM), Odenildo Sena, juntamente com o presidente do Conselho das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Mário Borges Neto, reuniu-se, nesta terça-feira (19/07), com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e seu vice-presidente, João Carlos Ferraz. O encontro aconteceu com o intuito de estreitar parcerias entre as instituições e intensificar a ideia de um trabalho integrado em busca de um processo de valorização regional da inovação.

Dentre as possibilidades de parceria estão os parques tecnológicos que são ambientes onde se une empresariado e universidade. “A proposta é que surjam, como resultado dessa aproximação, empresas que desenvolvam produtos e processos inovadores”, explica Odenildo Sena, titular do Consecti e da SECTAM.

Outro ponto importante discutido na reunião foi o apoio que o banco tem dado às pequenas e médias empresas, a exemplo do programa Criatec, que é um fundo de investimentos destinado à aplicação em empresas emergentes inovadoras. O Criatec tem o objetivo de obter ganho de capital por meio de investimento de longo prazo em empresas em estágio inicial com perfil inovador e que projetem um elevado retorno.

“Essas possibilidades de parceria só são possíveis porque o BDNES tem o apoio à inovação como prioridade estratégica, objetivando fomentar e apoiar operações associadas à formação de capacitações e ao desenvolvimento de ambientes inovadores”, explica Sena. Ele ressalta que pensar num diálogo com o banco é vislumbrar a soma de esforços para investimentos nos estados, o que permitirá um salto significativo no desenvolvimento de cada região. Todos os diretores regionais do Consecti e do Confap estiveram presentes na reunião que aconteceu na sede do banco, no Rio de Janeiro.

Agora, o BNDES irá participar do Fórum Nacional Consecti/Confap, no mês de agosto, na cidade de João Pessoa (PB), para dar continuidade às ações que consolidarão a parceria.

Fonte: ASCOM/SECTAM

Próximos Eventos