Notícias

Pará ganhará Observatório de Ciência e Tecnologia

Na última semana, o Secretário Alex Fiúza e diretores da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) estiveram reunidos com representantes da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para discutirem futuros acordo e parcerias voltadas para o setor industrial e empresarial do Pará.
Na ocasião, foi apresentado o projeto que prevê a criação de um observatório de ciência e tecnologia que reunirá informações sobre prestação de serviços, mão de obra, cursos, áreas de atuação, produtos e oportunidades das empresas, instituições de pesquisa, laboratórios e universidades do Estado do Pará.
O principal objetivo do observatório é construir uma aprimorada base de dados para reunir tais informações num único espaço facilitando assim o acesso as informações, e incentivando uma atuação no mercado desses setores de maneira integrada.
“Essa será uma oportunidade para incentivar a aproximação entre academia e empresas para que tomem conhecimento do que cada um faz e perceberem que não são inimigas, pelo contrário, podem fazer muito mais sendo parceiras”, destaca Geraldo Narciso, Diretor de Ciência e Tecnologia da Sedect.
O observatório é baseado no modelo americano que trabalha com o conceito de rede social, onde cada empresa ou instituição se cadastra e preenche seu perfil, como se fosse um facebook. O projeto está sendo desenvolvido pela Sedect e pela Faculdade de Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem previsão para ser lançado em 2012.
Fonte: Sedect Pará