+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Papel das EPDIs é tema de palestra da ABIPTI neste sábado (20), durante a Semana Nacional de C&T, em Brasília (DF)

A importância das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) será o tema da palestra ministrada neste sábado (20), pelo diretor de relações interinstitucionais da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), Félix Andrade da Silva.

A apresentação faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF). A palestra é gratuita e começa às 10h30, no auditório “Diálogo”.

Silva falará sobre a importância dos institutos, que têm como meta unir as universidades e as empresas. “São dois mundos que cresceram separados. As EPDIs em países desenvolvidos possuem um papel-chave no sistema de inovação”, explica.

A ABIPTI, ao longo dos seus 31 anos de existência, busca reforçar a importância da pesquisa tecnológica na contribuição do crescimento econômico do país, com respeito ao meio ambiente e à distribuição de renda. A associação representa cerca mais de 170 associados de todo o país e leva aos atores políticos as demandas do segmento.

De acordo com o diretor interinstitucional da ABIPTI, ocorreram avanços importantes nos últimos anos, mas ainda há o que se mudar. “Faltam políticas públicas mais claras e coordenadas relativas à inserção das EPDIs no Sistema Nacional de CT&I. Na palestra vamos mostrar o papel das entidades em apoio ao setor produtivo, na realização de pesquisas, na prestação de serviços tecnológicos e na geração de inovações”, conta.

A SCNT é promovida pelo MCTI e acontece até 21 de outubro simultaneamente em todo o país. Estão sendo realizadas 13 mil atividades em 371 cidades.

Fonte: Ascom – Abpiti

Próximos Eventos