Notícias

Panorama da ciência brasileira será apresentado na Espanha

Uma série de conferências irá reunir pesquisadores brasileiros e espanhois para discutir os avanços obtidos nos últimos anos nas áreas de ciências da saúde, ciências políticas e humanas, nanotecnologia, ciência dos materiais e fotônica. De 10 a 14 de dezembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) irá apresentar o panorama da ciência do Brasil

A ideia da fundação é estreitar as relações entre os pesquisadores dos dois países. As discussões farão parte do “Fronteras de la Ciencia – Brasil y Espanha en los 50 años de la Fapesp”, evento que integra as comemorações dos 50 anos da instituição.

A palestra de abertura será feita pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que falará como estadista, sociólogo, autor ou coautor de mais de 23 livros, 116 artigos científicos e vencedor do prêmio Kluge, uma distinção a acadêmicos das áreas de ciências humanas e sociais.

Para o segundo dia, a organização reservou  apresentações de pesquisadores da área da saúde, com palestras que abordarão, sobretudo, as pesquisas nas áreas de genômica do câncer.

O campo da nanotecnologia será o destaque do terceiro dia do evento, com palestras sobre pesquisas em ciência dos materiais e fotônica, com ênfase em nanocarbono, nanoeletrônica e fontes de luz.

Desde novembro de 2011, a Fapesp mantém um acordo de cooperação com a Universidade de Salamanca, a fim de apoiar projetos de pesquisa desenvolvidos em conjunto por pesquisadores da mais antiga universidade espanhola com seus pares no Estado de São Paulo, envolvendo intercâmbio de professores e alunos em todas as áreas do conhecimento.

A programação completa do evento pode ser acessada neste link.

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Fapesp

Próximos Eventos