+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Oi ‘pula’ 3G e mira 4G para aumentar banda larga móvel

A Oi vai ‘pular’ o 3G e mira o 4G para ampliar a sua presença no mercado de banda larga móvel. Nesta terça-feira, 10/10, no Futurecom 2012, a tele anunciou que Alcatel-Lucent, Ericsson e Nokia Siemens serão os fornecedores 4G, num investimento estimado em R$ 1 bilhão, somente em infraestrutura de core e acesso.

O projeto prevê a construção de 2700 sites 4G até o final de 2013, segundo anunciou o COO da Oi, james Meaney. Ele também revelou que a operadora está investindo num backhaul IP, para sustentar as transmissões 4G nas grandes capitais do país – num projeto já iniciado há seis meses,mas não quis adiantar o nome dos fornecedores.

Um ponto relevante na estratégia da Oi é que – por ter a menor capilaridade 3G do país, de acordo com os dados do Teleco – é ‘pular’ o investimento em 3G e HSPA+ e migrar, em definitivo, para o 4G. “O que fizemos no passado ficou lá atrás. Queremos recapturar mercado e vemos o 4G como esse ponto de partida”, afirmou Meaney.

O acordo com os fornecedores 4G prevê a instalação de 2700 sites até o final de 2013, especialmente, nas áreas das cidades-sede da Copa das Confederações. Indagado sobre o anúncio de 4700 sites no mesmo período feito pela rival Vivo, o que representa 42,5% acima do anunciado pela Oi – Meaney diz que ‘a concorrência não se dará em números de sites, mas sim na qualidade do serviço ofertado”. Ele frisou que ‘quem vai ganhar o jogo 4G será quem vai executar melhor a oferta do serviço”.

Meaney não descartou a possibilidade de compartilhar sites para ampliar sua cobertura. “Hoje temos 230% da nossa rede compartilhada. Podemos e queremos aumentar esse percentual”, completou.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos