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Núcleo Inove em Minas Gerais- Jogos Digitais entra em operação no PlugMinas

O governador Antonio Anastasia participou, nesta terça-feira (22), da abertura do Núcleo Inove – Jogos Digitais, o mais novo espaço a entrar em atividade no Plug Minas. O Inove qualificará, anualmente, 500 jovens para trabalhar na criação e no desenvolvimento de jogos digitais, um mercado em franca expansão no Brasil e no mundo. Viabilizado por meio da parceria do Estado com a Usiminas e PUC Minas, o Inove é o sétimo núcleo do Plug Minas.
Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para os jovens mineiros e afirmou que o Plug Minas abre as
portas para o mercado de trabalho, assegurando aos estudantes um futuro melhor. Criado em 2009, o Plug Minas é um avançado centro de experimentação e formação que está capacitando jovens para entrar no disputado mercado tecnológico e digital.

“Este é um projeto que a gente fica entusiasmado de ver e, a cada vez que eu venho aqui, vejo mais inovações. Sei que muitos alunos do Inove estarão, em
breve, nesse mercado profissional digital. Tenho certeza que vocês, pluggers, estão aqui para apresentar a Minas e ao Brasil o resultado desse projeto. O
Inove permitirá que os nossos jovens mineiros tenham mais alternativas e mais oportunidades”, afirmou em entrevista.

Parcerias

No Plug Minas, Antonio Anastasia visitou as novas instalações do Núcleo Inove, acompanhado dos secretários de Cultura, Eliane Parreiras, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e de Defesa Social, Lafayette Andrada; da presidente do Servas, Andrea Neves, e do gerente do Plug Minas, Carlos Gradim.

O governador destacou a importância das parcerias para a implantação dos núcleos do Plug Minas. No Inove, a Usiminas investiu R$ 2,3 milhões para
construir o galpão de 1.400 metros quadrados e para manter as atividades nos próximos cinco anos. A PUC Minas será responsável pelo conteúdo, aplicando no Inove a mesma metodologia adotada nos cursos superiores de Tecnologia em Jogos Digitais, Letras e Psicologia oferecidos pela universidade.  “É uma honra para o Governo de Minas poder contar com PUC Minas e a Usiminas, parceiras fundamentais que nos ajudam a implantar políticas públicas como essa”, disse o  governador.

O reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Giovani Mol, ressaltou a satisfação em participar do projeto Inove que está estreitamente relacionado à educação. “É um projeto preocupado, acima de tudo, com o desenvolvimento do ser humano. Isso é visível por tudo aquilo que vai sendo realizado, construído e feito em Minas Gerais”, disse o reitor.

O presidente da Usiminas, Wilson Brumer, afirmou que a preparação é fundamental para o jovem entrar no mercado de trabalho cada vez mais exigente.
“Certamente aqui, no Núcleo Inove, vamos ter essas pessoas preparadas. O Inove tem muito a ver com o futuro que nos espera. Cada vez mais a juventude se prepara para os novos desafios e para o mercado de trabalho”, destacou.

Habilidades digitais

Durante um ano, os alunos do Inove terão aulas de programação, desenho 2D e  tecnologia de jogos. Eles também terão oficinas de leitura, produção e
interpretação de textos técnicos em inglês e aprenderão a fazer roteiros, construir personagens e histórias para ilustrar os jogos digitais. O Inove
oferecerá ainda oficinas sobre temas como bullying, drogas e relação pais e filhos. Os estudantes terão acesso a biblioteca, sala multimeios e a quatro
laboratórios de informática equipados com softwares da área.

As aulas da primeira turma do Núcleo Inove se iniciaram no dia 7 de fevereiro. A aluna Jady Oliveira, estudante do 2º ano do ensino médio da Escola
Estadual Três Poderes, já traçou seus planos profissionais. Ela pretende entrar no mercado de jogos eletrônicos e se especializar em arte digital após a
conclusão do curso no Plug Minas.

“Sempre tive curiosidade em aprender como funcionam os jogos digitais, descobrir além da imagem que vemos, tudo que acontece para ele funcionar. No
curso, a gente aprende arte digital, programação, temos aulas com psicólogos, contatos com enfermeiros. Já tenho aproveitado o que eu aprendi em outros
lugares, dentro da minha escola, por exemplo. Pretendo tentar seguir essa carreira. Quero trabalhar com programação digital, e me especializar em arte
digital e modelagem 2D também”, disse a aluna Jady.

O idealizador do Núcleo Inove e professor do curso de graduação tecnológica em Jogos Digitais da PUC Minas, Marcelo Nery, explicou que o conhecimento em jogos digitais não é simplesmente divertimento, mas trata-se de um grande mercado em franca expansão. “No ano passado a indústria de jogos digitais
movimentou cerca de R$ 60 bilhões. Queremos, por meio da viabilização do curso Inove, do Plug Minas, colocar os jovens mineiros na vanguarda tecnológica do mundo”, destacou Marcelo.

Atividades gratuitas

Para participar do Plug Minas é preciso ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado ou ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino dos
municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os interessados passam por um processo seletivo ao final de cada ano, coordenado pela Secretaria da Cultura. O formulário de inscrição pode ser acessado na internet, no endereço www.plugminas.mg.gov.br.

O Plug Minas funciona em um espaço de 67 mil metros quadrados, no bairro Horto, no terreno que abrigou a antiga Febem. Em dois anos, o Governo de Minas investiu R$ 28 milhões em obras de reforma e modernização dos 15 prédios que formam o complexo. No ano passado, 1.900 jovens foram atendidos nos núcleos do Plug Minas. Além disso, mais de 5 mil pessoas participaram de atividades esporádicas como oficinas, workshops e exposições.

Todas as atividades são gratuitas e todos os núcleos são mantidos por parceiros da iniciativa privada. A gestão operacional está a cargo do Instituto
Cultural Sérgio Magnani. Atualmente, estão em atividade os núcleos “Valores de Minas”, “Oi Kabum!”, “Empreendedorismo Juvenil”, “Caminhos do Futuro”, “Amigo do Professor”, além do núcleo que cuida da administração do Plug Minas

Fonte: Sectes Minas Gerais

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