Notícias

Nobel corta valor da premiação em 20%

O valor do Prêmio Nobel foi cortado em 20% neste ano, após a fundação que concede a honraria concluir que o valor pago atualmente era superior aos rendimentos de seu capital. A última vez que o valor do prêmio havia sido reduzido foi 63 anos atrás, em 1949.

O Comitê de Diretores da Fundação Nobel informou hoje que o valor da premiação será reduzido de 10 milhões de coroas suecas para 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão) por categoria em 2012, um corte de 20%.

“A Fundação Nobel é responsável por garantir que a soma do prêmio possa ser mantida em um alto nível no longo prazo”, disse em comunicado Lars Heikensten, diretor-executivo da fundação. Os custos da administração central da fundação e também das festividades associadas ao Nobel também estão sob revisão.

A Fundação Nobel é uma instituição privada, estabelecida a partir do desejo de Alfred Nobel, químico e engenheiro sueco que inventou a dinamite. Anualmente, a entidade concede o prestigioso prêmio nas categorias de Física, Química, Psicologia ou Medicina, Literatura e Paz.

Fonte: Valor Econômico

Próximos Eventos