+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Narcio Rodrigues assume a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais

Foi realizada, na manhã desta terça-feira, 4 de janeiro, em uma concorrida solenidade na Cidade Administrativa, a transmissão do cargo de Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. O deputado federal Narcio Rodrigues é o novo secretário. Na ocasião, anunciou que Evaldo Ferreira Vilela, atual secretário adjunto, continua no posto.
Segundo Narcio, Minas Gerais vive um momento extraordinário e a área de Ciência e Tecnologia é estratégica. “O Sistema Mineiro de Inovação (Simi) é, hoje, uma das mais bem concebidas estratégias de governo colocadas em prática no Brasil. Alberto Duque Portugal realizou um trabalho extraordinário. O que nós vamos procurar fazer é seguir a plataforma que ele deixou construída, com boas sementes plantadas, permitindo que colhamos frutos para o povo mineiro”, afirmou.
Ao passar o cargo, o secretário que deixa a pasta, Alberto Portugal, falou da confiança que deposita no sucessor. “Sou muito otimista e tenho uma convicção forte de que o deputado vai dar uma contribuição decisiva na construção da proposta para inovação em Minas. Pela sua sensibilidade política, visão estratégica, ousadia e fé. Acredito que a vinda de Narcio Rodrigues para esta secretaria será extremamente profícua para Minas e para o Brasil”. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Mário Neto Borges, acrescentou que o novo secretário tem também uma inserção internacional muito grande. “Nós acreditamos que isso vai potencializar muito o trabalho da Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais”.
Em seu pronunciamento, Narcio Rodrigues lembrou que esta é uma secretaria relativamente nova e que, construída na dificuldade, já foi periférica e, hoje, é uma das ferramentas mais importantes para as metas a serem alcançadas nos próximos anos. “Estou convencido de que muitas das soluções que o mundo busca, passam, necessariamente, por investimentos em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico”.
Segundo ele, as palavras “criatividade, inovação e ousadia”, repetidas seguidamente pelo governador Antonio Anastasia, durante a cerimônia de posse do secretariado, traduzem o papel da área: “Estimular a criatividade no governo, patrocinar a inovação e apostar na ousadia”, afirmou, acrescentando que a maior ferramenta para o desenvolvimento de um bom trabalho não será a ação isolada e solitária do secretário. “O que prevalecerá é a nossa capacidade de estabelecer diálogo com as universidades, academia, prefeituras, setor produtivo e empreendedores”.
Narcio ressaltou que a decisão do governo Aécio/ Anastasia de restabelecer a norma constitucional que prevê a destinação de recursos mínimos à Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) é um sinal claro de que este governo reconhece a importância estratégica do setor. “Isso tudo veio acompanhado de uma extraordinária e oportuna atuação governamental a favor da inovação, articulada pelo secretário Alberto Duque Portugal. Não é por outro motivo que a Sectes conquistou o Prêmio Mineiro da Qualidade em 2010”, afirmou.
O secretário-adjunto, Evaldo Vilela, afirmou que muito do que foi desenvolvido na gestão anterior passa a ser rotina e que novas propostas virão com o secretário Narcio. “Nós ganhamos uma nova dimensão. Narcio é um deputado com grande entusiasmo, penetração no mundo político, nacional e internacional, e com uma vivência muito grande com o meio ambiente, por meio de sua relação com a Unesco”.

Ensino Superior

Uma das metas importantes a ser perseguida pelo novo secretário Narcio Rodriques é consolidar as universidades estaduais de Minas, especialmente a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), que, segundo ele, precisa ser definitivamente estadualizada. “Temos o compromisso com isso e com a ampliação da oferta ensino superior no estado, em parceria com todas as universidades públicas. Queremos que a ação da Ciência e Tecnologia, pelas mãos das universidades, possa ser em Minas uma ferramenta de transformação social. Vamos perseguir obstinadamente este objetivo”, garantiu.
Presente à solenidade, a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, afirmou que deposita muita confiança no novo secretário e que defende um trabalho integrado. “Propomos uma ação que envolva não só as secretarias de Educação e a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, mas também a Juventude e o Trabalho. A melhoria da qualidade na educação em Minas é um horizonte que vamos perseguir constantemente”, afirmou.

Perfil

Narcio Rodrigues é natural de Frutal, Minas Gerais. Jornalista de formação, ele trabalhou com jornalismo e publicidade no Triângulo Mineiro. Eleito deputado federal pela quinta vez em 2010, Narcio Rodrigues se licenciou do cargo para ocupar a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), empossado em 3/1/2011 pelo governador Antonio Anastasia.
Na Câmara dos Deputados, Narcio Rodrigues ocupou diversos cargos, entre eles a primeira vice-presidência e consequentemente a vice-presidência do Congresso Nacional, onde por algumas vezes assumiu a presidência. Também no parlamento, foi vice-líder do PSDB; presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática; e por mais de um mandato foi coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional. Foi o único deputado a ocupar três vezes a presidência do PSDB em Minas.
Estabeleceu parcerias estratégicas com os ministérios da Ciência e Tecnologia; Cultura e Educação e esteve à frente de projetos como Rede Nacional de Paleontologia; Oficinas de Artes; Estradas Ecoturísticas; Viva Neves; Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos; Centro Nacional de Cidadania Negra; Cenep e outros.
Também em sua trajetória política demonstrou especial interesse pelas questões ambientais realizando parcerias com diversas instituições e entidades, entre elas a Unesco, Green Cross, Fundação Carrefour e Fundação Cousteau; idealizou e articulou a criação do Instituto Unesco-Hidroex – Fundação Centro Internacional de Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas, e ajudou a desenhar o projeto VerdeMinas.
Fonte: Portal Sectes-MG 04/01/2011

Compartilhe:

    Próximos Eventos