+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Na Trilha da História homenageia Santos Dumont

Na Trilha da História aproveita as celebrações do dia do aviador, comemorado nesta segunda-feira, 23 de outubro, para lembrar a vida e o trabalho de Santos Dumont, o pai da aviação. O convidado deste episódio é o físico Henrique Lins de Barros, doutor em física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e autor de livros e publicações como “Alberto Santos-Dumont”, “Santos Dumont e a invenção do voo” e “Santos Dumont: o homem voa!”.

A primeira demonstração pública de um voo do 14-Bis, o avião construído por Santos Dumont, foi feita no dia 23 de outubro de 1906. É por isso que a data é conhecida como o dia do aviador. No entanto, o primeiro voo homologado da história da aviação, também protagonizado por Santos Dumont no 14-Bis, foi realizado em 12 de novembro de 1906.

Livros do físico Henrique Lins de Barros sobre Santos Dumont

Trilha Sonora
Confira as músicas deste episódio: “Alberto”, (composição de Chico César / interpretação de Chico César e Seu Pereira), “Sous le ciel de Paris” (composição de Jean Dréjac e de Hubert Giraud / interpretação de Zaz); “Samba do Avião” (composição de Tom Jobim / interpretação de Tom e Miúcha); “Samba de Orly” (composição de Chico Buarque, Toquinho e Vinicius de Moraes / interpretação de Chico Buarque); “Bola de meia, bola de gude”, (composição de Milton Nascimento e Fernando Brant / interpretação da banda 14-Bis e de Samuel Rosa).

Ouça o programa:

http://radios.ebc.com.br/na-trilha-da-historia/2017/10/na-trilha-da-historia-homenageia-santos-dumont
Fonte: EBC

Próximos Eventos