+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Museu de Astronomia divulga ciência durante a 64ª Reunião Anual da SBPC

Planetário Inflável e oficina “Brincando com a Ciência” são destaques da programação do Mast no evento, que acontece até 27 de julho, no Maranhão.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) vai divulgar a ciência durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O evento acontece de 23 a 27 de julho, em São Luis, no Maranhão. O tema central é “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.

O Planetário Inflável e a oficina “Brincando com a Ciência” são os destaques da programação do Mast durante a Reunião. No “Brincando com a Ciência”, a proposta é apresentar temas científicos de forma descontraída e interativa. A partir de materiais normalmente disponíveis em casa, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, são construídos os mais diversos experimentos, entre eles o foguete a álcool, pêndulos dançarinos, o boliche ecológico, o detetive químico e o avião magnético. Voltada para toda a família, a atividade utiliza princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade.

Uma das mais famosas atividades do Mast também estará presente na 64ª SBPC. No Planetário Inflável, o público poderá aprender e se divertir em uma cúpula de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro, dentro da qual assistirá à simulação de uma noite estrelada e aprenderá sobre os movimentos celestes, os planetas do sistema solar e a mitologia grega associada às constelações.

Outra atração será a apresentação dos Laboratórios do Mast. O Museu de Astronomia possui três laboratórios em funcionamento: Laboratório de Restauração em Metais, Laboratório de Restauração de Papéis e Laboratório de Recursos Educacionais. As atividades dessas unidades serão apresentadas por meios de palestras, vídeos, painéis ilustrativos e objetos.

Fonte: Ascom – Mast

Próximos Eventos